Faça Você Mesmo: Cuidando das plantas do jardim

Para ter um jardim lindo, diferenciado e bem cuidado é preciso de um pouco de dedicação, os cuidados vão além de aparar a grama e regar as plantas de maneira adequada, de vez enquanto é preciso adubar a terra, combater pragas, podar as plantas, manter limpo a área dos jardins.

É claro que o trabalho de jardinagem pode ser feito em sua maioria por serviços terceirizados, mas nem sempre os profissionais estão preparados para cuidar adequadamente de todas as plantas que decoram o condomínio. Algumas exigem mais cuidados que outras.

Para que as plantas cresçam, o solo tem de estar bem preparado. A adubação é o meio de enriquecer o solo com nutrientes. O adubo pode ser orgânico (de origem vegetal ou animal como: húmus de minhoca, esterco, etc.). A indicação é adubar mensalmente o jardim, diminuindo a frequência no inverno, quando as plantas estão “em fase de dormência”.

Para as plantas que estiverem em época de floração, usa-se farinha de osso. Plantas de vasos sentem mais falta de adubo, por isso a indicação é que seja feita adubação mensal de acordo com a quantidade estabelecida na embalagem do produto.

A maneira mais eficiente de evitar pragas é verificar detalhadamente caules, folhas e flores toda vez que cuidar do jardim. Quando as pragas são identificadas logo no início, o problema pode ser resolvido de maneira simples. Se as pragas tomarem conta da planta, será necessário usar produtos químicos.

Podar as plantas. Os cortes mais radicais devem ser feitos no inverno. Nas outras estações do ano, são indicadas pequenas podas de manutenção, que retiram galhos e folhas secas. Deve-se usar tesouras próprias para poda, nada de facas ou quebrar os galhos com a mão.

Limpar o terreno. Para que o jardim fique com boa apresentação, o ideal é limpá-lo todos os dias ou numa periodicidade que mantenha sua boa aparência. Isso também inibe a proliferação de insetos.

Regar as plantas. A rega deve ser frequente e de preferência de manhã cedo ou no final da tarde, quando o sol está ameno. No inverno, a frequência de rega deve ser menor. As plantas têm necessidades diferentes e devem ser regadas em períodos distintos. As plantas ficam com aparência saudável e mais resistentes depois da rega, mas, quando a água é demais, elas murcham, apodrecem e perdem vida. Lembre-se sempre: é melhor molhar com frequência e pouca água.

Dicas de jardinagem: Se tiver na dúvida se a planta necessita de água, pressione o dedo na terra. Se ele ficar sujo, com partículas aderidas, não está na hora de molhar. Se o dedo ficar limpo, apresentando apenas uma poeira seca, provavelmente está na hora de regar.

E nunca deixe acumular água nos pratos sob os vasos, para impedir que as raízes apodreçam e evitar a dengue.

Village Tokio DIY Cuidado com as Plantas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: