5 Dicas para Mulheres que Querem Crescer na Carreira

É notável que ainda existe uma grande desigualdade entre homens e mulheres no âmbito profissional. Segundo dados do IBGE de 2017,apenas 39,1% dos cargos de gerência nos setores públicos e privados eram ocupados por mulheres. Além disso, os estudos comprovaram que elas continuam recebendo menos que eles, e com uma diferença média salarial de R$542 por mês.

Quando se fala em posições de liderança ocupadas por mulheres atualmente, pode se notar um progresso moral e cultural na sociedade. A alta administração das empresas e entidades veem proporcionando aos seus funcionários mais cursos de capacitação e treinamento, fazendo com que a disputa por um cargo seja mais equilibrada, em nível de igualdade e de forma isonômica, ou seja, significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades.

Cristina Junqueira, cofundadora da empresa Nubank, de cartões de crédito, e Luciana Caletti, cofundadora da empresa Love Mondays, que oferece uma plataforma com vagas de emprego, ambas são muito reconhecidas nos cargos que ocupam e listam abaixo algumas atitudes a serem seguidas para a ascensão profissional:

 

1 – Não se intimide por ser a única mulher

Infelizmente, em alguns ramos empresarias, é comum empresas formadas por maioria do sexo masculino, o que dificulta ainda mais a inserção de mulheres em cargos de níveis mais elevados.

Luciana Caletti diz que as mulheres não devem se intimidarem ao participar de eventos e conversas, mesmo sendo a única mulher. As mulheres precisam mudar essa proporção e, infelizmente, isso só vai acontecer quando mais delas começarem a participar. Também é importante que esse sentimento esteja presente em mulheres que chegaram recentemente a cargos de liderança, para que elas continuem desbravando o futuro.

 

2 – Se posicione, confie em si mesma!

Para obter resultados diferentes é necessário coragem para se posicionar, por isso sempre confie em seu potencial profissional.

Luciana complementa, “Também acho que a questão de confiança é extremamente importante. Muitas vezes, a mulher pondera muito mais antes de dar uma opinião e é preciso ter essa determinação para se posicionar e participar ativamente dos diálogos corporativos.”

 

3 – Tente se arriscar mais!

Luciana ainda diz, “Vejo que muitas mulheres têm um baixo apetite a riscos, sendo mais resistentes do que o homem para assumir desafios, opiniões e projetos mais ousados, que possuem maior chance de darem errado. Ao se jogar mais em oportunidades desse tipo, as mulheres vão conseguir maior visibilidade para seu potencial, aumentando seu impacto dentro da empresa.”

 

4 – Sua carreira não pode esperar a igualdade chegar

Para conseguir o nosso lugar de fala dentro de uma organização é necessário muito esforço e dedicação, por isso se aprimore a cada dia!

Cristina Junqueira aconselha as mulheres no sentido de não esperarem a oportunidade chegar e afirma ainda que é muito importante continuar falando sobre igualdade de gênero para que a sociedade continue avançando na direção de um mundo mais igual. Ela reforça que as mulheres não se podem dar ao luxo de esperarem esse processo de evolução para avançar profissionalmente, a carreira que você quer está aqui e agora.

 

5 – Ajudem umas às outras

Cristina conclui, “Por fim, ajudem umas às outras. O caminho já é difícil o suficiente e sermos gentis e generosas certamente compensam. Em algum momento vocês vão se deparar com uma situação de poder ajudar uma mulher que esteja sendo interrompida, ignorada ou até mesmo em uma situação de abuso. Não percam a oportunidade de ser a mudança que queremos ver no mundo, e ofereçam ajuda.”

Casos de sucesso, como de Luciana e Cristina, são essenciais para inspirar outras mulheres, servindo como inspiração na trajetória profissional.

Mas e você? Alguma mulher te inspirou durante sua trajetória profissional? Deixe nos comentários!

Dicas para mulheres crescerem na carreira - Village Tokio

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: